Grupos PSP, PS, Fireworks, Photofiltre

Grupos de Pessoas interessadas em Edição de Imagens, de Fotos, Scraps Digitais, Photofiltre e Photoshop
 
InícioRegistrar-seConectar-sePortalCalendárioGaleriaFAQMembrosGrupos

Compartilhe | 
 

 TERMOS USADOS NO SCRAPBOOKING DIGITAL

Ir em baixo 
AutorMensagem
yanneh
Admin
avatar

Mensagens : 12
Data de inscrição : 26/05/2008
Idade : 36
Localização : Rio de Janeiro

MensagemAssunto: TERMOS USADOS NO SCRAPBOOKING DIGITAL   Qui Maio 29, 2008 1:04 am

O Scrapbook é a arte de juntar momentos e recordações de um modo criativo, com a finalidade de preservar nossas histórias. No Scrap Digital fazemos isso digitalmente, isto quer dizer que podemos fazer isso com a ajuda de programas gráficos, como por exemplo o PS, PSP, Corel Draw entre outros.




ABR - Ferramenta "Brush" nativa do Photoshop e Photoshop Elements.

Accents - enfeites colocados na página de scrap.

Action - Aplicativos de programas gráficos que efetuam efeitos em "ações". Facilitando o trabalho do designer.

Botton - Botão

Bow - Laço

Brads - Bailarinas, da mesma forma como é no scrapbooking artesanal.

Brushes - são formas para o pincel do Photoshop/PSP.

Background - papel que é usado no fundo, como base de uma página de scrap.

Cardboard - é o papelão corrugado, muito usado em embalagens. No scrapbooking digital é usado em detalhes para enfeitar, com a parte corrugada aparecendo.

Chipboard - formas produzidas em papelão cinza. Muito usado no scrapbooking artesanal.

Chalk - técnica que deixa a pagina (LO) com aspecto envelhecido ou sujo.

CMYK - é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Amarelo (Yellow), Magenta (Magenta), e Preto (blacK). É utilizado em meios que têm fundo branco, como as impressões em papel. CMY é a mesma coisa, porém sem a cor preta. O resultado da sobreposição das três cores, na impressão gráfica, é uma cor intermediária entre o cinza e o marrom; por isso mesmo considera-se o preto a quarta cor primária.Para Impressão de Livros ou qualquer outra coisa que seja impressa, é usada esta combinação. É o famoso "Azul, Vermelho e Amarelo" que nós brincávamos quando éramos crainaças misturando as tintas para obter cores novas.

Clip - Clipe

Corners ou Photocorners - São as cantoneiras usadas para prender a foto no backgound de um LO.

Créditos - informação do scrap - qual kit utilizado, fonte etc…

Crop - encontro de scrappers para trocar informações e criar páginas.

Crumple - Efeito "Amassado".

CT – Creative Team, é um grupo de criação, formado por scrappers, que trabalha para designers, com o objetivo de divulgar os kits, fazendo páginas de scrap.

CT Call – Chamada para seleção do grupo de criação.

Design - organização visual de todos os elementos que compõem uma página.

Designer – Esta cria os kits, os elementos, papers, alphas, etc.

Dingbats- fontes com desenhos de variados temas que equivalem a letras.

DL - Download

Doodles - Rabiscos ou desenhos feitos a mão livre.

DPI - dots per inches (pontos por polegada) - Resolução de imagem para impressão. É usado 300 dpi para impressão fotográfica.

Embellishment - Assim como no scrapbooking tradicional, esta palavra significa Enfeite, isto é, todos os elementos adicionais que usamos para enfeitar nossas páginas ou trabalhos como: tags, fibras, laços, fitas, molduras etc.

Eyelet – Ilhós

Fibers - Fibras

Flipar - Flipar a imagem é o mesmo que inverter/virar a imagem. Podemos flipar na horizontal ou na vertical.

Flower(s) - Flor(es)

Frame – Moldura

Freebies - kits gratuitos

Free Style - Estilo de design de um kit ou LO, sem forma definida ou que não é vinculado a regras de harmonia. Estilo livre! Faça como quiser e (como diz a Line) solte o bicho doido que existe dentro de você!

Ghost Shapes - formas feitas com acetato ou transparência. Muito usado no scrapbooking artesanal.

Heritage - herança, algo que foi herdado; patrimônio; legado; costumes e tradições passados de generação a generação. Mas é um estilo de design também! Um exemplo são aqueles kits amarronzados ou amarelados, com aspecto de velhinhos e usados. Kits com chaves e relógios antigos, metais envelhecidos, árvores genealógicas, muito chalk e ink etc.

Inked Edges - é aquele efeito de quando a gente passa carimbeira (almofada para carimbo especial para uso em scrapbooking e artesanato) na borda dos elementos, deixando a tinta borrada.

JBR - Ferramenta 'Brush" nativa do Paint Shop Pro.

Journal ou Journaling – Complemento de um LO que descreve detalhes sobre a fotografia através de cabeçalhos, títulos, poemas, canções ou histórias. É o texto que escrevemos sobre as emoções e informações importantes do momento em que as fotos foram tiradas. No journaling é muito importante conter dados como: Onde a foto foi tirada, quando, o que acontecia no momento da foto etc. É provavelmente a parte mais importante do álbum de memórias.

Kits - backgrounds (fundos ) e elementos (enfeites, fitinhas, laços, letras etc) que são utlizados para a criação do scrap.

Layer - camada. Nos programas como o PS, PSP e PI, cada item adicionado corresponde a uma camada diferente, onde pode-se manipular cada uma individualmente.

Layered Template ou LT - Arquivo em formato PSD (Photoshop) formado por diversas camadas e usado para criar layouts. É como se fosse uma página pronta, porém nesta você pode escolher os papéis e elementos da sua preferência para montar. Pode inclusive mudar a posição de cada camada criando assim várias páginas com o mesmo template.

Layout (LO) – é a organização visual de todos os elementos que compõem uma página.
LPI (linhas por polegada) - é a lineatura utilizada nas máquinas de impressão.

Mask - Mascara

MNSS!!! - (Minha nossa senhora das scrappeiras!!!) Expressão genuinamente brasileira, exclamatória de espanto ou admiração quando vemos algo que nos impressiona no scrapbooking.

MP - Mensagem Privada

OT - Off Topic ou Fora de Tópico

PAP - Passo a Passo

Paper Clip - Clipe para papéis.

PC - Personal Computer

PI – Programa Photo Impact

Pins - alfinetes, são usados para fixar algum item ou mesmo para enfeitar o LO.

Plugin - são programas que associados a outros (como o ps e psp) desempenham certas funções, o objetivo é a praticidade de obter resultados.

PPI - Points per Inch (pontos por polegada) - Resolução de imagem para tela do computador e/ou digitalizada.

Prong ou Photoprongs - São aqueles prendedores localizados na parte de trás dos porta-retratos para fechar a tampa dos mesmos. Eles normalmente são usados para enfeitar os layouts simulando a sustentação da foto e outros elementos.

PSE - Photoshop Elements

PS - Photoshop

PSP - Paint Shop Pro

Quick Page, Scraplet ou Plopper - Página ou LO semi-prontos e montados, onde o único trabalho que se tem é o de colocar a(s) foto(s) e o journaling.

Quote ou Quotation - São frases, trechos de textos, poemas ou letras de música que acrescentamos ao nosso journaling, geralmente de outra autoria. Ex.: "Como é grande o meu amor por você" - Roberto Carlos.
Paper - papel ou background.

RGB - Padrão de três cores (vermelho, verde e azul, em inglês Red-Green-Blue), consideradas primárias nos trabalhos com luz, como a projeção de imagens, e também na formação das cores em cinescópios coloridos de televisores e monitores. A mistura dessas cores em seus matizes máximos pode gerar a luz branca. É normalmente confrontado com o padrão CMYK, usado na impressão, que muitas vezes apresenta distorções ao original RGB mostrado no computador.

Ribbon - Fitas

Ric-Rac - Sianinha.

Rub-On - Decalque com efeito desgastado.

Sampler – São amostras dos produtos.

Sanding Effect - Efeito que imita o lixado ou desgastado.

Scrap - forma reduzida da palavra Scrapbook, utilizada para referir-se à página montada com fotos,papéis decorativos, enfeites e textos.

Scrapbook - álbum decorado.

Scrapbooking = arte de reunir lembranças em álbuns decorados.

Scrapbooking Digital - páginas criadas em programas gráficos como Photoshop e Paint Shop Pro, que imitam uma página artesanal de scrapbook.

Scrapper – Esta faz a montagem de páginas de scraps.

Scraplift - É um termo usado por scrapbookers e descreve o processo de inspiração em layouts ou projetos de outras pessoas, idéias em revistas, livros, web e usá-los em seus projetos.
Muitas pessoas compartilham suas idéias e ficam felizes ao perceber que outras pessoas se inspiraram e se motivaram com seus projetos. No caso de utilizar o "scraplift", não esqueça de dar os devidos créditos à autora original do projeto.

Shabby - efeito envelhecido nos scraps, aquele ar de coisa usada, gasta.

Sketch - É o esboço ou rascunho que criamos antes elaborar uma página. Nele definimos como ficarão dispostos títulos, fotos, journaling, enfeites etc. O mesmo sketch pode se usado como exemplo para diferentes páginas.

Staple/cramp - Grampo

Stamp - Selo

Strip film - negativo de filme

Stitch(es) - Costurinhas, alinhavos e bordadinhos.

Tag - São aquelas etiquetas em vários formatos e tamanhos, muito usadas para enfeitar os LOs, escrever pequenos journalings, com monogramas estampados etc.

Tearing - Efeito "Rasgado"

Templates - Arquivo em formato PSD (Photoshop) formado por diversas camadas e usado para criar layouts. Modelos prontos.

Trim - É o nome dado àqueles cordões com contas coloridas e florzinhas de feltro ou couro, usados para enfeitar as páginas. Esses cordões podem ser feitos de couro, de barbante, de linha encerada ou mesmo de papel enroladinho.

Tuto - Tutorial

TOU - Terms of Use - Termos de Uso que normalmente acompanham os kits digitais e fontes e que falam das licenças de uso. É bom guardar os TOUs junto com os kits sempre para consultas sobre a autoria.

UL – Upload.

Vellum - papel vegetal, papel transparente.

Word Art - Pequenas frases ou citações de textos e poemas de autores conhecidos (ou não), elaboradas com duas ou mais fontes para dar um aspecto mais artístico. Fica bárbaro num LO.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
TERMOS USADOS NO SCRAPBOOKING DIGITAL
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Novo modo digital de K1JT - FT8
» Câmeras Fotográficas - Fotografia
» Modulação digital
» Modo digital C4FM/FDMA,um fiasco?
» TelePost LP-500 Digital Station Monitor

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Grupos PSP, PS, Fireworks, Photofiltre :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum :: Scraps e Dicas-
Ir para: